terça-feira, 26 de agosto de 2008

Propriedades Coligativas

Química:
Propriedades Coligativas-Aspectos qualitativos

Quando duas substâncias são misturadas no preparo de uma solução,a presença do soluto altera os valores das propriedades do solvente,torna-se imprescindível conhecer as propriedades do solvente puro e as propriedades do solvente na solução para que possam ser comparadas.Embora sejam muitas as interferências do soluto sobre o solvente,pelo menos três nos interessam de imediato:as variações na pressão de vapor,na temperatura de ebulição e na temperatura de congelamento.
Inicialmente,retomemos alguns valores para a água,uma vez que esse é o solvente de maior interesse:

pressão de vapor: 23,8 mmHg
temperatura de ebulição normal: 100°C
temperatura de congelamento normal: 0°C

Se acrescentarmos glicose à água,de modo a se obter uma solução 0,5 mol . L-¹,e medirmos as mesmas propriedades da água na solução aquosa de glicose:

pressão de vapor: 23,6 mmHg
temperatura de ebulição normal: 100,25 °C
temperatura de congelamento normal: 0,93 °C

E se depois ,preparmos outra solução aquosa de glicose cuja concentração é 1,0 mol . L-¹ e novamente medirmos as propriedades da água nessa solução mais concentrada:

pressão de vapor: 23,3 mmHg
temperatura de ebulição normal: 100,50 °C
temperatura de congelamento normal: 1,86 °C

Ao compararmos os valores das propriedades da água nas soluções com os valores das mesmas propriedades da água pura,podemos tirar 4 conclusões:
  1. numa mesma temperatura,a pressão de vapor da água em solução é menor que a pressão de vapor da água pura;
  2. numa mesma pressão,a temperatura de ebulição da água em solução é maior que a temperatura de ebulição da água pura;
  3. numa mesma pressão,a temperatura de congelamento da água em solução é menor que a temperatura de congelamento da água pura;
  4. as variações observadas nos valores das propriedades(efeitos coligativos) aumentam com o aumento da concentração do soluto e diminuem quando a concentração do soluto diminui.

Em experimentos feitos com outros solutos,desde que a pressão e a temperatura sejam mantidas fixas,observa-se comportamento idêntico.No caso da uréia,CO(NH2)2,por exemplo,verifica-se que as tendências são as mesmas,isto é,o solvente água tem sua pressão de vapor reduzida,a tempuratura de ebulição aumentada e a temperatura de congelamento reduzida.

Os valores de pressão de vapor,de temperatura de ebulição e de temperatura de congelamento experimentados pela água em solução de glicose e em solução de uréia não são exatamente iguais,embora sejam muito próximos.São tão próximos,que é possível generalizar as propriedades coligativas do seguinte modo:

Para um dado solvente,o abaixamento da pressão de vapor,a elevação da temperatura de ebulição e o abaixamento da temperatura de congelamento,desde que as soluções sejam diluídas,dependem fundalmentalmente da concentração das moléculas ou dos íons do soluto em solução.Essas propriedades são denominadas propriedades coligativas.

Nenhum comentário: