quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Observando Propriedades Coligativas no dia-a-dia

O que você faria se,de repente,a temperatura caísse tanto que nevasse,como ocorre por exemplo na Europa,e em frente à sua casa tivesse tanta neve que você não conseguisse sair?
Nesse caso você poderia usar os seus conhcimentos de propriedades coligativas.
Bastaria pegar sal de cozinha e jogar na neve para que o problema ficasse resolvido.
Mas qual é o efeito do sal ao entrar em contato com a neve?
O sal derrete a neve,pois forma com ela uma mistura que não ficará sólida a 0 ° e sim em temperaturas inferiores a 0 °C.(Crioscopia)
Em países onde o inverno é muito rigoroso,em várias situações são usados os efeitos das propriedades coligativas.
Adicionando-se por exemplo,nos radiadores de carros uma substância chamada etileno glicol.Essa substância forma com a água presente no radiador uma solução.
A temperatura de congelação dessa solução é bastante menor do que 0 °C.Sendo assim,à noite,quando a temperatura cai,não há perigo de a água do radiador congelar e assim danificá-lo.
A pressão osmótica também pode ser observada em nosso dia-a-dia.
Como se explica,por exemplo,a água presente na terra subir através de tronco de uma árvore?
Um dos fatores que explica esse fenômeno é a diferença de concentração.A solução presente na terra é menos concentrada do que a solução presente na raiz,logo vai haver,através da osmose,um fluxo de água no sentido terra -> raiz.(Além dessa diferença de concentração,contribuem: a capilaridade e a evaporação do líquido que ocorre nas folhas).
Algumas pessoas,ao ingerir bebidas alcóolicas,necessitam de um tratamento imediato que consiste na aplicação intravenosde uma solução contendo glicose.Esta solução de glicose deve ser isotônica ao sangue.Ou seja,deve apresentar a mesma pressão osmótica do sangue(em torno de 7,4 atm).

Algumas questões resolvidas:
1-Por que a colocação de sal em água faz que a temperatura de congelação diminua?
Quando o sal(NaCl) se dissolve na água,seus íons de sódio(Na+) e de cloro(Cl-) saem dos cristais de sal e misturam-se separadamente nas moléculas de água.Esses íons afetam as moléculas de água e suas temperaturas de congelamento e ebulição de maneiras diferentes.
As moléculas de água formam cristais enquanto congelam.Íons de Na+ e Cl- do sal ficam no caminho das moléculas de água,dificultando sua reorganização em cristais.Isso significa que a água salgada continua em estado liquido pro mais tempo quando a temperatura diminui.

2-Cite um exemplo de aplicação de propriedades coligativas em seu dia-a-dia.
Ao ver que um picolé demora mais tempo para congelar do que uma forminha de gelo.

3-a)Poderia ser colocado sal no radiador ao invés de etileno-glicol para abaixar a temperatura de congelamento?Justifique.
Teoricamente sim,pois o sal não deixaria a água congelar,mas,essa troca não é viável,o sal é "corrosivo" e estragaria o radiador

4-Defina soluções isotônicas.
Quando duas soluções têm a mesma concentração,elas são chamadas isotônicas ou isosmóticas.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CASIMIRA M.V. disse...

[1]Porque o sal derrete a neve,pois forma com ela uma mistura que não ficará sólida a 0 ° e sim em temperaturas inferiores a 0 °C.(Crioscopia).e a teperatura do conguelamento e ebulição de maneiras diferentes.
.